PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

sábado, 21 de outubro de 2017

Atividade do Clube de Ciências – ECOPOLI: Batatas choronas – observando a osmose

Por Ana Caroline Gonçalves, Denise Rodrigues, Kevin Garcia e Joseane Salau
       No dia 18 de setembro de 2017, na E.E.E.M. João Pedro Nunes, foi realizada a atividade denominada “Batatas choronas – observando a osmose”.
        A membrana plasmática pode ser definida como um delimitador e seleciona o que entra e sai da célula, sendo constituída por uma bicamada lipídica, onde se pode encontrar uma face polar (com afinidade com água) e outra apolar (sem afinidade com a água). Ainda, na bicamada lipídica, há proteínas, glicoproteínas, carboidratos e glicolipídios inseridos (MOREIRA, 2010).
        Existem diversos meios de transporte substâncias pela membrana, sendo eles o transporte passivo, divido em osmose, difusão simples e difusão facilitada – onde não há gasto energético (ATP); transporte ativo (bomba de sódio e potássio) e por último o transporte vesicular, dividido em endocitose, exocitose, pinocitose e fagocitose. Na prática realizada, observou-se a osmose, que nada mais é que a passagem de um solvente (água) através de uma membrana semipermeável.
        A atividade prosseguiu da seguinte forma: os clubistas inicialmente realizaram a prática, onde cortaram duas batatas cruas ao meio, fazendo um pequeno buraco no centro de duas metades, e em seguida inseriram sal em uma metade e açúcar em outra. Ainda, para melhor observação da atividade, usaram uma outra metade para controle da batata (esta sem nenhum soluto). Os clubistas puderam observar que as batatas que foram expostas aos solutos liberaram água, e que aquela que não foi exposta, permaneceu em seu estado normal.
        Por fim, foi-lhes explicado os tipos de transporte pela membrana e que o ocorreu na prática, foi o transporte denominado osmose.
Figura 1 - Materiais utilizados na atividade.
Figura 2 - Prática já pronta, realizada pelos clubistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário