PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Onde está o animal?

Caroline Perceval Paz
Muitas vezes a ecologia na visão do aluno é sinônima de meio ambiente. Apesar de a ecologia poder ser aplicada também na educação ambiental, a mesma como a ciência que estuda as relações entre os seres vivos abrange muito mais do que isso.  
No dia 30 de agosto de 2017, realizou-se uma intervenção com a turma 70 (7º ano, matutino) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart.
A intervenção tratava-se sobre ecologia e visava falar das incríveis adaptações de diferentes organismos para a luta da sobrevivência.
Primeiramente foi realizada uma explanação teórica sobre o assunto (Figura 1). Onde fazia referencia ao bico das aves relacionado com sua alimentação, animais adaptados para o frio, para o calor, mimetismo, camuflagem entre outros tipos de adaptações.
A turma demonstrou muito interesse no assunto, principalmente no que se refere aos animais. Os discentes foram muito participativos, discutiam sobre as mais diferentes adaptações dos animais, adoraram as curiosidades levadas e fizeram diversas perguntas.
Para finalizar, foi proposto fazer uma atividade dinâmica, onde seriam projetadas diversas imagens de animais camuflados em seu ambiente, e os alunos precisavam identificar e desenhar no quadro onde estavam situados estes animais (Figura 2 e 3).
Os alunos gostaram muito dessa atividade, competiam para ver quem acertariam mais, e alternavam a vez de ir até o quadro, onde todos se sentiram motivados a participar.
Figura 1: Bolsista-ID realizando a explanação teórica sobre as adaptações dos bicos das aves.
Figura 2: Discente apontando o animal camuflado no quadro.

  Figura 3: Aluna mostrando para a turma onde estava situado o animal camuflado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário