Caroline Perceval Paz
O
ensino de solos deve ser feito muito além de apenas o uso do quadro e livro
didático. Para o bom entendimento, outros recursos devem ser utilizados para
despertar a curiosidade dos alunos. Quando se trata de solos, várias atividades
práticas podem ser realizadas utilizando o mesmo, como para sentir a textura,
ver a cor, observar a degradação, e montar o perfil do solo. Mas, para a
revisão de conteúdo, uma forma divertida e que muito contribui para a
aprendizagem significativa são os jogos.
No dia 25 de agosto de 2017, realizou-se
a intervenção com o tema solos com a turma 61 (6º ano, matutino) da Escola
Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart.
Foi realizada uma atividade dinâmica com
os alunos, através do jogo “Batalha Naval”. Nessa atividade os estudantes
precisavam responder as perguntas com base nos conhecimentos adquiridos nas
atividades anteriores. O jogo é constituído em um tabuleiro de TNT
com 90 envelopes. Neles, estavam contidas perguntas, que juntamente haviam
pedaços de navios de três partes ou barcos de uma a duas partes, que revelavam
que no envelope ao lado poderia conter a continuação do navio/barco. Além
disso, alguns envelopes tinham boias que revelavam +10 pontos, ou bombas -10
pontos. Para a execução do jogo, a turma foi dividida em duas equipes (Figura 1
e 2).
Posteriormente
os estudantes escolhiam uma letra e número que equivalia a um envelope. A
bolsista-ID lia a pergunta (Figura 3), os alunos discutiam a resposta, e
conforme acertassem a pergunta, ganhavam +10 pontos, e se errassem não ganhavam
nem perdiam pontos.
A
turma estava muito agitada, mas os discentes foram muito participativos e
tiveram um bom desempenho no jogo. O placar final mostrou um empate,o que
indica que a disputa foi equilibrada.
Figura 1: Equipe Minions.
Figura 2: Equipe Smurfs.
Figura 3: Bolsista-ID lendo a pergunta para o grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário