PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Revisando os conhecimentos sobre o solo com o jogo Batalha Naval

Caroline Perceval Paz
O ensino de solos deve ser feito muito além de apenas o uso do quadro e livro didático. Para o bom entendimento, outros recursos devem ser utilizados para despertar a curiosidade dos alunos. Quando se trata de solos, várias atividades práticas podem ser realizadas utilizando o mesmo, como para sentir a textura, ver a cor, observar a degradação, e montar o perfil do solo. Mas, para a revisão de conteúdo, uma forma divertida e que muito contribui para a aprendizagem significativa são os jogos.
        No dia 25 de agosto de 2017, realizou-se a intervenção com o tema solos com a turma 61 (6º ano, matutino) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart.
Foi realizada uma atividade dinâmica com os alunos, através do jogo “Batalha Naval”. Nessa atividade os estudantes precisavam responder as perguntas com base nos conhecimentos adquiridos nas atividades anteriores.  O jogo é constituído em um tabuleiro de TNT com 90 envelopes. Neles, estavam contidas perguntas, que juntamente haviam pedaços de navios de três partes ou barcos de uma a duas partes, que revelavam que no envelope ao lado poderia conter a continuação do navio/barco. Além disso, alguns envelopes tinham boias que revelavam +10 pontos, ou bombas -10 pontos. Para a execução do jogo, a turma foi dividida em duas equipes (Figura 1 e 2).
Posteriormente os estudantes escolhiam uma letra e número que equivalia a um envelope. A bolsista-ID lia a pergunta (Figura 3), os alunos discutiam a resposta, e conforme acertassem a pergunta, ganhavam +10 pontos, e se errassem não ganhavam nem perdiam pontos.
A turma estava muito agitada, mas os discentes foram muito participativos e tiveram um bom desempenho no jogo. O placar final mostrou um empate,o que indica que a disputa foi equilibrada.

Figura 1: Equipe Minions.
Figura 2: Equipe Smurfs.
Figura 3: Bolsista-ID lendo a pergunta para o grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário