PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Prevenção ao suicídio


Prevenção ao suicídio



Por: Jessica Queretti

         Ao tratar-se do tema prevenção ao suicídio, há de início um olhar de reprovação pela maioria das pessoas, pois acreditam que quanto mais se fala sobre o suicídio mais pessoas irão cometê-lo, um ponto de vista errôneo devido ao fato de que o número de suicídios está crescendo mediante a falta de diálogo e de informações.

Devido essa falta de dialogo, não se tem ideia da quantidade de pessoas que cometem suicídio, acredita-se que são poucos os casos. De acordo com dados atuais da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 3.000 pessoas por dia cometem suicídio no mundo, o que significa que a cada 30 segundos uma pessoa se mata. Estima-se que para cada pessoa que consegue se suicidar, 20 ou mais tentam sem sucesso e que a maioria dos mais de 1,1 milhão de suicídios a cada ano poderia ser prevista e evitada.

No dia 13 de setembro de 2017, foi realizada a intervenção sobre prevenção do suicídio com a turma 80 (8°ano) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart, com o intuito de trabalhar a data mundial da prevenção contra suicídio, dentro do projeto saude publica na escola.

         Em um primeiro momento, pediu-se que os discentes fizessem uma roda para conversarmos melhor, e sem dizer o tema, foi pedido que esses escrevessem em uma folha o nome de 4 pessoas importantes para eles. Ao terminarem de escreverem, foi perguntado aos educandos qual seria a reação deles ao saberem que essas pessoas foram mortas, e que na verdade cometeram suicídio.

         Após a reflexão dos alunos, foi abordado o tema, contendo informações dos números de casos de suicídios no Brasil, as principais causas, quais os tipos de problemas e como ajudar. Em seguida foi discutido os mitos sobre o suicídio, onde lia-se uma frase e pedia para que esses debatessem sobre a mesma.

         Um dos motivos tratados foi a questão do bulliyng, devido a isso, pediu-se que cada discente escrevesse uma frase/mensagem positiva para o colega, e como forma de incentivo, foi distribuído para essas frases positivas. Ao final, cada um leu sua frase, poema ou mensagem, onde alguns direcionaram para um colega, outros para a turma toda.

         Com tudo a atividade foi significativa, visto que os alunos participaram e discutiram bastante o assunto, onde se sentiram tão a vontades a ponto de uma estudante relatar a tentativa de suicídio, e recebeu de um dos colegas uma mensagem de carinho, demonstrando o quão especial ela era.

Figura 1:  Bolsista- ID debatendo com os discentes o assunto prevenção ao suicídio.


Figura 2: Discente lendo uma frase positiva.

Figura 3: Estudantes escrevendo frases positiva.

Figura 4: Discentes elaborando os cartazes de frases positivas para deixar fixado na sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário