PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

terça-feira, 17 de outubro de 2017

Passeio Chácara das flores. E.M.E.F. Presidente João Goulart.

NOTÍCIA

Passeio Chácara das flores
Por Carmem Santos

        Realizamos um passeio na Chácara das Flores, localizada no Município de São Gabriel, RS, com o intuito de alertar os alunos para a preservação do meio ambiente em que vivemos. 
      A intervenção foi realizada no dia 03 de outubro com a turma 40  4º ano da E.M.E.F. Presidente João Goulart. Os estudantes foram levados de ônibus até a área de visitação, na Chácara das Flores.
          Iniciamos o passeio com uma explanação do funcionamento da chácara por parte de um de seus proprietários, bem como explicações importantes sobre preservação do meio ambiente e como viver de forma ecologicamente correta e sustentável (Figura 01).
       Após os alunos foram levados para conhecer os pontos principais da chácara, como o biodigestor equipamento utilizado no reaproveitamento de detritos para geração gás e adubo onde tiveram explicações sobre seu funcionamento. Em seguida foram ver a composteira onde conheceram o húmus (adubo orgânico) produzido pela decomposição da matéria orgânica com auxilio das minhocas. O Húmus é utilizado nas plantas da horta e também nas flores, da chácara ( Figura 02 , 03 , e 04 ).
    Após a visita os alunos foram liberados pelo proprietário para fazerem uma recreação nos brinquedos construídos com material reciclado ou com matéria prima não industrializada, ali existentes. E também puderam fazer o reconhecimento passeando pela chácara (Figura 05 e 06).


Figura 1: Alunos ouvindo a explanação sobre permacultura.




                      Figura: 02Alunos conhecendo o biodigestor. Figura: 03 Alunos conhecendo a composteira.   Figura: 04 Alunos conhecendo o Húmus.




                           Figura: 05 Alunos fazendo reconhecimento da chácara.       Figura: 06 Alunos fazendo recreação.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário