PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

sábado, 21 de outubro de 2017

Setembro Amarelo: você vale muito


Por Ana Caroline Gonçalves, Kevin Garcia, Denise Rodrigues, Joseane Salau
 
       No dia 18 de setembro de 2017, na E.E.E.M. João Pedro Nunes, ocorreu, nas turmas 100 e 301 do turno da manhã, a atividade “Setembro Amarelo: você vale muito”, que visava trazer aos alunos quais as abordagens da campanha, bem como debater os assuntos.
    A campanha Setembro Amarelo foi iniciada pelo CVV (Centro de Valorização da Vida) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), onde desde 2014, atividades de conscientização sobre a Depressão, Síndrome do Pânico e Prevenção do Suicídio por meio de campanhas públicas em locais como monumentos (Cristo Redentor, Congresso Nacional, Estádio Beira-Rio, entre outros). Ainda há divulgação nas mídias sociais, passeatas pelas ruas e abordagens em locais públicos. Dentre os transtornos abordados estão a Depressão e a Síndrome do Pânico. A primeira pode ser definida como um distúrbio afetivo, que causa tristeza extrema, autoestima baixa e pessimismo, sendo que aparecem com elevada frequência e se combinam entre si. Já o segundo é um distúrbio que se assemelha a ansiedade, onde ocorrem crises inesperadas de desespero e medo intenso de que algo ruim aconteça, mesmo quando não há sinal de perigo. O último tópico abordado é o suicídio. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 804 mil pessoas cometem suicídio todos os anos, e o Brasil é o 8º país com a maior taxa de suicídio (O Globo, 2016).
     A atividade abordou, ainda, algumas técnicas que podem auxiliar em momentos de crise. Ressaltou-se que os bolsistas não têm qualquer formação na área de saúde e, portanto não poderiam diagnosticar qualquer doença. Assim, foi indicado aos alunos que procurem ajuda médica e o CVV, o qual atende pelo telefone através do número 141, e também via e-mail e chat, em caso de necessidade.
Figura 1 - Alunos da turma 100 atentos à explanação.
Figura 2 - Intervenção sendo realizada na turma 301.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário