PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Montando a teia alimentar

Caroline Perceval Paz
       A cadeia alimentar, tal como a teia alimentar, é importante para o organismo obter os nutrientes para sua sobrevivência e todo o ecossistema, pois para o seu equilibro, há dependência das etapas de produção, consumo e decomposição. E quando há desequilíbrio em um dos níveis tróficos da cadeia alimentar, todo o ecossistema é afetado (FRAGMAQ, 2015).
       No dia 1 de setembro de 2017, realizou-se uma intervenção com a turma 70 (7º ano, matutino) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart.
        A intervenção tratava-se de cadeia e teia alimentar, e seguia uma série de intervenções sobre o tema ecologia. A atividade tinha o objetivo de mostrar a importância do equilibro no ecossistema, e quando o mesmo pode ser afetado pelo homem. Além de explicar a teia alimentar com a teoria, e também aplicar estes conhecimentos na prática.
        Portanto, primeiramente foi feito uma explanação teórica partindo dos conhecimentos prévios dos alunos (Figura 1), no qual a bolsista discutiu com a turma os conceitos de cadeia alimentar, teia alimentar, nível trófico, energia e como esses funcionam na natureza. Os estudantes também deram exemplos de teia alimentar que conheciam.
         Os discentes foram muito participativos, e pediram para continuar a atividade mesmo após ter batido o sinal para a saída. A atividade foi significativa, visto que os alunos participaram e discutiram muito sobre o assunto e promoveram troca de informações para construção do conhecimento.
Figura 1: Bolsista-ID fazendo a explanação teórica.
Figura 2: Discente colando as figuras para montar a teia alimentar.
Figura 3: Bolsista-ID orientando os alunos para completar a teia alimentar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário