PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Biomas e Interações ecológicas


Por: Amanda Oliveira Travessas



 O Rio Grande do Sul apresenta dois biomas, o Bioma Pampa, onde a cidade de São Gabriel está localizada e o Bioma Mata Atlântica. O Bioma Pampa representa as regiões campestres e o Bioma Mata Atlântica representa as áreas com matas fechadas, incluindo claro, as matas de Araucária. Com isso, sabe-se que é muito importante que os alunos saibam das características do estado ao qual eles vivem e toda a biodiversidade presente.
Dentro de cada bioma ocorrem muitas interações ecológicas, que é de forma resumida, a relação de um ser vivo com outro. Entre estas interações ecológicas, há as interações ecológicas intraespecíficas (entre a mesma espécie) e as interações ecológicas interespecíficas (entre espécies distintas), as quais podem ser harmônicas e desarmônicas.
            No dia 1º de Setembro, ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart a aplicação de duas intervenções sobre dois temas: Biomas do Rio Grande do Sul e Interações ecológicas na turma 61 do 6º ano. Na primeira intervenção sobre os biomas do Rio Grande do Sul, foi explicado aos alunos a diferença entre os dois biomas presentes: Pampa e Mata atlântica, com teoria e vídeo. E após a explicação foi realizada uma dinâmica em dois grupos para comparar as características de cada bioma. Durante esta dinâmica os alunos mostraram muita empolgação.

 Figura 1: Bolsista ID explicando sobre os biomas presentes no Rio Grande do Sul.



Figura 2: Discentes representando os diferentes biomas.



Figura 3: Características coladas nos discentes correspondentes aos diferentes biomas.




       Na segunda intervenção ocorreu primeiramente uma aula expositiva dialogada sobre as interações ecológicas e para finalizar e revisar sobre a predação foi aplicado o jogo dos predadores. Os alunos ficaram impressionados com os tipos de interações ecológicas demonstradas por imagens durante a aula expositiva e adoraram participar do jogo dos predadores.


 Figura 4: Bolsista ID empolgada durante a exposição dialogada do assunto

 Figura 5: Discentes satisfeitos ao completarem o quebra-cabeça do jogo dos predadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário