PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Ecologia no pátio da escola


Caroline Perceval Paz
      A ecologia é apresentada de maneira superficial no Ensino Fundamental, e com isso, antes de mostrar esse tema em sala de aula deve-se identificar os conhecimentos prévios sobre o assunto.
      No dia 25 de agosto de 2017, realizou-se uma intervenção com a turma 70 (7º ano, matutino) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart.
        A intervenção tratava-se sobre ecologia e visava dar um estímulo inicial com uma atividade diferenciada para uma série de intervenções que será feita sobre esse tema. Também tinha o objetivo e incentivar os alunos a observarem a natureza ao seu redor, conseguir reconhecer a ecologia no cotidiano e estimular os alunos a serem questionadores.
Logo de imediato a turma mostrou-se muito animada para realizar a atividade. Logo os alunos foram em busca de algo para observar, em grupos (Figura 1) e individualmente (Figura 2). Uma aluna decidiu descrever sobre uma formiga (Figura 3), enquanto outro descreveu o comportamento da lesma, e inclusive a pegou na mão (Figura 4).
Após todos terem feito suas anotações, a turma voltou para a sala de aula. Onde foi feita a leitura das observações, e as duas perguntas que foram respondidas (Figura 5).
Os discentes gostaram muito de realizar a atividade, pois de maneira prática puderam ver a ecologia no próprio pátio da escola. Foi incentivada a investigação de maneira que as anotações e as perguntas foram realmente muito boas, e deu para fazer uma grande discussão de vários temas da ecologia em sala de aula.
Os alunos afirmaram que apesar de não ter ouvido falar em ecologia anteriormente gostaram muito da experiência e mostraram a vontade de continuar aprendendo sobre o assunto.

  Figura 1: Discentes em grupo fazendo as observações.

 Figura 2: Alunos observando a ecologia no pátio da escola.
 
Figura 3: Aluna mostrando as formigas que ela descreveu para bolsista-ID.
Figura 4: Aluno segurando a lesma que ele encontrou.
Figura 5: Bolsista-ID respondendo a pergunta “Por que os dentes dos animais são diferentes?”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário