Por: Amanda Oliveira
Travessas
Atualmente,
de acordo com Begon (2006, p.xi), a Ecologia pode ser definida como “o estudo
científico da distribuição e abundância dos organismos e as interações que
determinam essa distribuição e abundância”. Através disso, o ensino de ecologia
nas escolas permite que os alunos entendam melhor o funcionamento dos diversos
tipos de ambientes e melhora a compreensão da relação homem-natureza. Desta
forma, o ensino de ecologia permite a formação de cidadãos com uma mentalidade
ecologicamente crítica, reflexiva e responsável, resultando na elaboração de
ideias e atitudes ecologicamente mais sustentáveis (CONTIN, C; MOTOKANE, M.T.
2012).
No dia 25 de Agosto foi realizada na
Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart uma intervenção
na turma 61 do 6º ano para introduzir a Ecologia. Na mesma ocorreu a introdução
do assunto junto aos seus vários conceitos e diferenças. Os alunos
demonstraram-se empolgados com a demonstração de conceitos que são muito
confundidos entre eles, como espécie, população e comunidade.
Figura
1 – Discentes prestando a atenção na abordagem teórica da intervenção.
Figura
2 – Discentes junto à bolsista ID na dinâmica dos conceitos ecológicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário