PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

A História contada pelas rochas


Por: Pedro Goulart

            No dia 19 de outubro de 2015, foi realizada a atividade lúdica demonstrativa "A história contada pelas rochas" com as turmas 7A e 7B (Figura 1), 1º ao do ensino médio do EJA da Escola Marques Luz. A atividade é resultado de uma junção entre as disciplinas de História e  Biologia. Pois move conteúdos das duas disciplinas para responder questões que são de interesse dos alunos.

 
Figura 1: Parte das turmas 7A e 7B observando os processos de erosão e deposição de detritos.

            Nesta atividade foi trabalhado com os alunos três processos geológicos (erosão, soerguimento e deposição), com o intuito de esclarecer aos alunos os motivos de materiais antigos serem encontrados próximos de outros, mesmo sendo de idades diferentes. Para isso foi montada uma maquete (Figura 2) com camadas geológicas feitas de bolinhas de papel crepom, onde é possível ocorrer o soerguimento das camadas para melhor visualização dos processos pelos alunos



Figura 2: Maquete montada pelos bolsistas da Escola Marques Luz.
 

 
            Foi possível perceber, pelo interesse dos alunos, que a atividade esclareceu suas dúvidas e trouxe a eles uma nova percepção de como é possível aprender um determinado assunto de forma menos teórica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário