Por Alana Bavaro Nogueira
Para a turma de 201 do 2º E.M. matutino
da Escola Dr. José Sampaio Marques Luz, no dia 21 de Outubro de 2015 foi
realizada a atividade “Misturas”, onde os
alunos puderem fazer e observar soluções homogêneas, heterogêneas, solução
insaturada, saturada e supersaturada (Figura 1). Foram também trabalhados os
conceitos de densidade e de peso molecular em soluções heterogêneas. Além
disso, os estudantes puderam visualizar a diferença de afinidades entre um
soluto e outro, quando realizada a aplicação de álcool na solução homogênea que
interagiu com as moléculas de água fazendo com que o soluto anterior (sal)
precipitasse, tornando a solução heterogênea novamente.
Desta forma, os alunos chegaram a conclusão de que para uma
mistura ser definida quanto à sua solubilidade, deve-se levar em consideração
tanto a concentração do soluto em relação ao solvente quanto da natureza deste
soluto (se é hidrossolúvel ou lipossolúvel), além de fatores como temperatura e
pressão que podem alterar o coeficiente de solubilidade da solução (Figura 2). Os
discentes se mostraram interessados e participativos, além de empenho em
preparar as soluções. (Figura 3).
Figura 1 –
Alunos do 2º E.M. preparando as misturas
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Figura 2 – Educandos anotando suas
conclusões após os experimentos.
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Figura 3 –
Bolsita-ID e Professora Regente da turma auxiliando na pesagem no soluto (sal).
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