PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

ELETROMAGNETISMO

ELETROMAGNETISMO
Por Alice Lemos Costa

O Projeto Fenofísica coloca em ação mais uma intervenção.  A atividade foi realizada com os 28 alunos presentes da turma 302, do 3º ano do ensino médio. Realizada no período da manhã do dia 03 de novembro de 2015, na Escola E.E.E.M João Pedro Nunes.
O projeto visa uma sobreposição de métodos convencionais usados, com o acoplamento de novos, em práticas experimentais para o enriquecimento visual e palpável de assimilação do conteúdo de Física.
Os alunos foram divididos em duplas, o conteúdo foi introduzido em primeiro lugar, com exemplos do dia a dia, onde podemos perceber a utilização passiva e ativa do eletromagnetismo. Foram exemplificados aparelhos eletrônicos e médicos que se utilizam do eletromagnetismo para seu funcionamento, fontes maiores de eletromagnetismo como urânio radioativo que abastecem nuclearmente no Brasil as usinas de Angra I e II, os desastres como o de Chernobyl, onde a radioatividade expandiu rapidamente pelo seu alto potencial eletromagnético, as bombas de Hiroshima e Nagasaki, entre outros assuntos.
Após a explicação e diálogo entre os assuntos e curiosidades expostas, conforme surgiam dúvidas, estas foram sanadas com o auxílio da bolsista ID e a professora da turma. Foi feita em sequência a leitura do material fornecido aos educandos, seguido do passo a passo para a montagem do experimento. Conforme a ordem citada no material entregue, cada componente do experimento foi explicado, mostrando o porquê de sua utilização e função.
        Ao término da intervenção, após testes com o experimento, os alunos puderam tirar dúvidas como forma de revisão do conteúdo exposto.


 Figura 1. Alunos do 3° ano do ensino médio da turma 302, da E.E.E.M João Pedro Nunes, carregando o balão com  os elétrons do cabelo.



 Figura 2. Alunos do 3° ano do ensino médio da turma 302, da E.E.E.M João Pedro Nunes,  montando o experimento eletromagnético.



Figura 3. Alunos do 3° ano do ensino médio da turma 302, da E.E.E.M João Pedro Nunes, interagindo em conjunto na montagem do experimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário