PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Palestra sobre os malefícios do tabagismo: uma demanda na escola



Por Marcelo de Souza

A Escola José Sampaio Marques Luz funciona em três turnos contemplando ensino fundamental, médio e Educação de Jovens e adultos. (EJA).
No dia 28 de Agosto foi realizada uma palestra sobre os malefícios do tabagismo através do projeto Gênero e Saúde na Adolescência: Preparando para Vida, atendendo a solicitação da direção da escola, pois a Escola percebeu essa demanda principalmente entre os alunos do EJA.
A palestra foi apresentada aos estudantes das totalidades T4 e T5 do ensino fundamental do EJA. Foram discutidos assuntos referente a dependência química e psicológica do que hoje os pesquisadores consideram não só uma doença, mas sim uma epidemia.
Discutiu-se também formas de tratamento para dependentes. Surgiram muitas perguntas e comentários por parte dos estudantes que se mostraram muito participativos e interessados no tema, e destacou-se também sobre os malefícios na saúde de quem utiliza tabaco e dos chamados fumantes passivos.
Por último foram discutidos assuntos sobre o comércio, produção e mercado do tabaco que gera milhões em lucro anualmente a custa de muitas vidas (Figura 1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário