PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

É possível identificar amido nos alimentos?

Por: Lucas Fagundes


    Foi realizada no mês de Agosto, com a turma do 8 Ano do ensino fundamental noturno do I. E. E. Menna Barreto.  Uma atividade prática sobre visualização da presença do amido em alimentos, nesta aula foram mostradas condições experimentais para que os estudantes compreendam os diferentes componentes nutricionais dos alimentos, suas propriedades e a importância na saúde do indivíduo. Para tal, realizou-se experimentos com alimentos comuns, como: pão, frutas e farinha.                                                      
  Nutrientes são estruturas que constituem os alimentos e que são essenciais para o funcionamento do organismo, fornecendo energia, servindo como matéria prima, mantendo e reparando partes do corpo e sustentando o crescimento.                                            
   O amido é um carboidrato importante em nosso cotidiano, pois, ao ser digerido, é quebrado em pedaços menores, transformando-se em moléculas de açúcares que nos garantem energia. Alimentos com amido encontram-se na base da pirâmide alimentar e, portanto, devem ser consumidos várias vezes ao longo do dia. São exemplos de carboidratos: pães, massas, tubérculos, raízes, etc.                     
                É possível identificar amido nos alimentos?
                Nesta atividade foi realizado um teste químico em alguns alimentos. Para descobrir qual alimento possui amido em sua composição. Utilizando a solução de iodo que possui cor marrom ferrugem e, quando ela interage com alimentos que contenham o amido, ocorre transformação química apresentando cor azul, roxa ou preta.
Figura 1: Alimentos testados para observara presença de amido.

Figura 2: Bolsista Lucas Fagundes auxiliando alunos.

Figura 3: Alunos realizando as atividades propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário