Por Maria Teresa Iturres
No dia 30 de Setembro de 2015, os alunos da turma 203 da Escola João Pedro Nunes, participaram das práticas “Balão resistente ao fogo” e “Amassando a garrafa”. A atividade tinha como proposta possibilitar aos alunos entender, questionar e analisar as diferentes formas de calor, sua importância e função, de forma dinâmica.
Para a prática do balão resistente ao fogo, foi solicitado aos alunos que enchessem um balão de ar e dessem um nó à sua abertura; após deveriam acender um fósforo e coloca-lo debaixo do balão cheio de ar, verificando o que aconteceu. Em seguida, foi solicitado que pegassem outro balão e deitassem um pouco com água em seu interior. Após encherem o balão de ar e darem um nó à sua abertura. Acendeu-se outro fósforo e colocou-o debaixo do balão.
Foi possível observar que a água no interior "absorve" a maior parte do calor fornecido pela chama, não deixando que a temperatura da borracha aumente muito. Assim, a borracha não enfraquece o suficiente para não aguentar a pressão exercida pelo ar. A água é uma boa "armazenadora" de calor porque tem uma elevada capacidade calorífica.
Para a prática “Amassando a garrafa” os alunos deveriam colocar um pouco de água quente, dentro da garrafa pet de 600 ml; tampar a garrafa e colocar dentro do balde com água fria, após observaram o que aconteceu e discutimos os resultados. O ar aquecido contido na garrafa aumenta sua pressão e parte dele escapa e, quando fechamos, o ar que saiu não tem como voltar. O ar que ficou dentro da garrafa ao esfriar exerce menor pressão. Enquanto isso, as paredes de fora da garrafa são empurradas para dentro pela pressão atmosférica.
Ao final das atividades os alunos responderam a perguntas referentes às práticas, onde foi possível constatar o entendimento dos alunos.
Fig1. Alunos da sala 203 e bolsista registrando a prática "amassando a garrafa"Fig3. Alunos da sala 203 registrando a prática do balão. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário