PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Sistema sensorial: estimulando os sentidos

                                                                                                   Por Jessica Queretti
No dia 05 de outubro, realizou-se uma atividade prática com a turma 81 (8° série) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart. A professora de Ciências passou todo o conteúdo teórico, e pediu uma atividade que enfatizasse e que estimulasse a compreensão dos alunos.
Iniciou-se atividade dividindo a sala em 5 grupos, onde cada um desses representa um sentido; onde no grupo do paladar, os alunos tiveram que identificar um alimento apenas pelo gosto, tendo seus olhos vendados. Já no grupo da audição, dividiu-se em duplas, onde um cantava uma música só representando o toque e outro tentava adivinhar qual seria a música. Para o olfato e tato os alunos também tiveram seus olhos vendados e através do cheiro e do formato, tiveram que descobrir qual era o produto e objeto. E por fim, no grupo da visão, dividiu-se novamente em duplas, e foi realizado pequenas mímicas.
Além disso, posteriormente foi explicado posteriormente a importância dos 5 sentidos, onde lançou-se a seguinte pergunta “qual dos 5 sentidos é o mais importante?”, observou-se que os alunos conseguiram compreender, pois responderam que todos eram importantes de forma igual.

Por fim, essa atividade teve como objetivo estimular os sentidos e realizar de forma pratica todo o conhecimento teórico adquirido, podendo ressaltar a importância desse sistema e como utilizamos esses no dia a dia.
Figura 1. Realização do estímulo do paladar

Figura 2. Estimulando o olfato

Figura 3. Alunos observando a realização de uma das etapas


Nenhum comentário:

Postar um comentário