PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

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segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Observando a presença de Vitamina C em líquidos.


 Por: Lucas Fagundes
       A atividade prática “Observação de vitamina C em líquidos”, ocorreu no mês de Agosto, sendo realizada no laboratório do Instituto Menna Barreto com a turma 80 do  8º Série do ensino fundamental, turno noturno.
              Vitaminas são substâncias que o organismo não tem condições de produzir e, por isso, precisam fazer parte da dieta alimentar. Suas principais fontes são as frutas, verduras e legumes, mas elas também são encontradas na carne, no leite, nos ovos e cereais.
As vitaminas desempenham diversas funções no desenvolvimento e no metabolismo orgânico. No entanto, não são usadas nem como energia, nem como material de reposição celular. Funcionam como aditivos, isto é, são indispensáveis ao mecanismo de produção de energia.                                  
                     É possível descobrir se uma fruta existe, muita, pouca ou nenhuma Vitamina C?              
              O teste baseia-se em uma reação química que ocorre entre o iodo e o ácido ascórbico (vitamina C).                                                                                         
              O ácido ascórbico é um agente redutor poderoso, porque deixa a solução incolor pela redução do iodo. Então, quanto mais vitamina C o suco possuir, mais gotas de tintura de iodo serão necessárias para que a coloração azul inicial da substância amilácea retorne.   
              A Avaliação foi realizada a partir do desenvolvimento cognitivo dos alunos durante a prática.
        A partir destas observações, foi constatado que grande parte dos alunos compreenderam o assunto e chegaram as respostas corretas, quando questionados sobre as reações químicas que ocorriam nos líquidos testados. 

                                          Figura 1: Bolsista auxiliando alunos na resolução da atividade proposta.


                                           Figura 2: Alunos realizando testes nos líquidos para observar a presença  de vitamina C.


                                           Figura 3: Bolsista e alunos durante a atividade prática.


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