PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Iniciando as atividades do Clube de Ciências da escola XV de Novembro

Por: Fabiana Moraes de Oliveira
Letícia Saldanha
Mayra Carvalho

No dia 16 de Outubro, na Escola Estadual de Ensino Médio XV de Novembro foi realizado, pelo Pibid, o primeiro encontro do Clube de Ciências.  Na ocasião,  esclareceu-se sobre a importância de um Clube de Ciências na escola, assim como os métodos utilizados para realizar as pesquisas e a influência disto no desempenho escolar e pessoal de cada aluno(a) integrante do Clube.(fig. 1).

O primeiro experimento realizado constituiu-se em testar hipóteses sobre a prática proposta: Derreter isopor na acetona é possível? Nessa atividade, os alunos se baseavam em cartas espalhadas no laboratório (fig. 2). Nestas, continham dicas sobre como testar diversos tipos de reações químicas para obter acetona pura para derreter o isopor (fig. 3). Durante o desenvolvimento, os alunos foram questionados sobre como obter a solução certa para concluir o experimento (fig. 4) e quais reações estavam interferindo nos resultados.Com o conhecimento que já tinham e com ajuda das dicas conseguiram solucionar qual componente estava faltando. No final do experimento os alunos conseguiram obter a acetona pura e derreter o isopor (fig. 5 e fig. 6). Ao finalizar a prática, os clubistas sugeriram outros experimentos para dar prosseguimento ao Clube de Ciências.
Fig. 1 – Pibidiana explicando qual o objetivo de um Clube de Ciências para os alunos



















Fig. 2 – Os clubistas abrindo os envelopes que continham dicas para dar prosseguimento no experimento.

 

Fig. 3 Os clubistas testando as hipóteses a fim de descobrir a fórmula certa para obter a acetona pura


 









Fig. 4 – A pibidiana questionando os clubistas sobre reações químicas do experimento.

 

Fig. 5- Os clubistas testando e obtendo a mistura final. Na parte superior: Acetona pura + Aguaraz; Na parte inferior: Água+ álcool + corante.

 

Fig. 6 – Os alunos separando a acetona pura e derretendo o isopor





Nenhum comentário:

Postar um comentário