Por: Fabiana Moraes de Oliveira
Letícia Saldanha
Mayra Carvalho
No dia 16 de
Outubro, na Escola Estadual de Ensino Médio XV de Novembro foi realizado, pelo
Pibid, o primeiro encontro do Clube de Ciências. Na ocasião,
esclareceu-se sobre a importância de um Clube de Ciências na escola,
assim como os métodos utilizados para realizar as pesquisas e a influência
disto no desempenho escolar e pessoal de cada aluno(a) integrante do Clube.(fig. 1).
O primeiro
experimento realizado constituiu-se em testar hipóteses sobre a prática
proposta: Derreter isopor na acetona é possível? Nessa atividade, os alunos se
baseavam em cartas espalhadas no laboratório (fig. 2). Nestas, continham dicas
sobre como testar diversos tipos de reações químicas para obter acetona pura
para derreter o isopor (fig. 3). Durante o desenvolvimento, os alunos foram
questionados sobre como obter a solução certa para concluir o experimento (fig.
4) e quais reações estavam interferindo nos resultados.Com o conhecimento que
já tinham e com ajuda das dicas conseguiram solucionar qual componente estava
faltando. No final do experimento os alunos conseguiram obter a acetona pura e derreter
o isopor (fig. 5 e fig. 6). Ao finalizar a prática, os clubistas sugeriram
outros experimentos para dar prosseguimento ao Clube de Ciências.
Fig. 1 – Pibidiana explicando qual o objetivo de um
Clube de Ciências para os alunos
Fig. 2 – Os clubistas abrindo os envelopes que
continham dicas para dar prosseguimento no experimento.
Fig. 3 Os clubistas testando as hipóteses a fim de descobrir a fórmula certa para obter a acetona pura
Fig. 4 – A
pibidiana questionando os clubistas sobre reações químicas do experimento.
Fig. 5- Os
clubistas testando e obtendo a mistura final. Na parte superior: Acetona pura +
Aguaraz; Na parte inferior: Água+ álcool + corante.
Fig. 6 – Os alunos separando a
acetona pura e derretendo o isopor
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