PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

domingo, 22 de novembro de 2015

Jogo Sistemados

Jogo Sistemados
 Por: Alice Lemos Costa

A atividade foi realizada com alunos das turmas 105, do 1º ano do ensino médio; e com alunos da turma 203 do 2° ano do ensino médio. Ocorreu no período da tarde do dia 06 de novembro de 2015, na E.E.E.M João Pedro Nunes.

              A aplicação do jogo foi em sala de aula, o jogo era direcionado ao conteúdo do Sistema Endócrino, Sistema Nervoso e Sistema dos Sentidos. As turmas ficaram reunidas em uma única sala, onde primeiramente o jogo e suas regras foram apresentados aos alunos, porém pelo fato do jogo ser baseado em outro muito popular nas redes sociais (Perguntados), já havia um conhecimento prévio de como a atividade ocorreria. Os alunos foram divididos em dois grupos,  referente as suas respectivas turmas. Por ordem aleatória cada grupo mandava um representante para responder as questões.

De acordo com o desenvolvimento das perguntas, o jogador podia obter a ajuda de seus colegas de equipe para responder as questões. Se a alternativa estivesse correta, a equipe preenchia o círculo de pontos, referentes ao jogo. Ao acertar quatro questões consecutivas, a equipe escolhia um dos 4 mascotes/troféus. A equipe vencedora foi a que completou o número de mascotes.


            Após completar o primeiro circuito de perguntas, as questões foram revisadas e explicadas minunciosamente, com o objetivo de dialogar entre os grupos o porquê de cada alternativa. O grupo que soubesse responder e, ainda, explicar a questão pontuava, assim como também poderia retirar pontos da equipe adversária. As questões que os discentes não sabiam, foram respondidas pela a professora supervisora e bolsista ID, com o objetivo de sanar dúvidas sobre o conteúdo.


 Figura 1: alunos de ambas as turmas, 105 e 203, do 1° e 2° ano do ensino médio, da E.E.E.M João Pedro Nunes, juntamente com a bolsista ID desenvolvendo a atividade.



 Figura 2: Educandos da turma 105, do 1° ano do ensino médio, da E.E.E.M João Pedro Nunes, exibindo o troféu do sistema dos sentidos, após vencer uma rodada.




Figura 3: alunos de ambas as turmas 100 e 203 do 1° e 2° ano do ensino médio, da E.E.E.M João Pedro Nunes, juntamente com a professora supervisora e a bolsista ID, reunidos com todos os troféus na finalização do jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário