PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

domingo, 22 de novembro de 2015

TESTE VOCACIONAL PARTE I

TESTE VOCACIONAL PARTE I

Por: Alice Lemos Costa


          Durante algum tempo os testes psicológicos eram utilizados como a principal ferramenta em processos seletivos profissionais ou para a indicação de carreiras e cargos. Os resultados nos testes eram utilizados para “encaixar” os indivíduos às ocupações apropriadas para cada perfil. Hoje em dia, o mercado de trabalho está muito mais complexo, com enorme diversidade de cursos e profissões. Atualmente, na Orientação Profissional, temos uma série de metodologias e instrumentos disponíveis para auxiliar o processo do orientando. Os testes são mais um desses instrumentos e são utilizados de acordo com as necessidades e objetivos do orientador.

          A atividade foi realizada com 21 alunos da turma 301, do 3º ano do ensino médio; e com 26 alunos da turma 302 do 3° ano do ensino médio. Realizada no período da manhã do dia 17 de novembro de 2015, na E.E.E.M João Pedro Nunes.

           Os alunos tiveram uma explicação oral do que é um teste vocacional, salientando que não é algo obrigatório, mas sim para um conhecimento mais amplo das profissões. A apresentação do teste divulgou sua fonte e métodos de persuasão. As perguntas eram de múltipla escolha, simples e aplicáveis no cotidiano real dos indivíduos, buscando uma aproximação com suas personalidades e modo de agir.

          As perguntas foram respondidas individualmente, com o auxílio da folha rascunho. As dúvidas de cada pergunta foram sanadas conforme surgiam. Após todas as perguntas serem respondidas, os alunos somaram suas questões e descobriram quais profissões se encaixavam mais com suas personalidades.

             Figura 1: Alunos da turma 301, do 3° ano do ensino médio, da E.E.E.M João Pedro Nunes, revisando dúvidas sobre as questões dispostas pelo teste.


 Figura 2: Alunos da turma 302, do 3° ano do ensino médio, da E.E.E.M João Pedro Nunes, fazendo a leitura de questões do teste vocacional.


 Figura 3: Alunos da turma 302, do 3° ano do ensino médio,da E.E.E.M João Pedro Nunes, levantando a mão para mostrar para os colegas, quem se identificou melhor com cada profissão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário