PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Enferroart


Por: Pedro Goulart

 

          Muitos processos de oxirredução têm grande importância no dia à dia da população, como, por exemplo: a combustão da gasolina, a respiração, a fermentação e a corrosão, entre outros. A oxidação dos metais é um tema de suma importância devido ao grande número de aplicações da técnica na fabricação de vários tipos produtos. Um exemplo, é o que foi realizado nesta atividade, no campo das Artes, a montagem de telas de ferrugem.
 
          A intervenção foi realizada nos dias 6, 13 e 20 de Novembro no laboratório da Escola José Sampaio Marques Luz, participaram da aula prática as totalidades 7A e 7B do Ensino Médio do EJA. Sendo aplicada para consolidar o conhecimento explicado em sala de aula de maneira lúdica e divertida, explorando também, a imaginação dos alunos.
 
Os alunos demonstraram grande poder de imaginação ao desenvolver as imagens que foram gravadas em suas telas (Figuras 1 e 2).



Figura 1: Alunos escolhendo os materiais e montando as imagens para serem gravadas nas telas.

 
Figura 2: Alunos molhando os metais e telas com a solução de água, vinagre e sal.
         
          No segundo dia alguns alunos acharam nojento retirar os materiais e secar o excesso de líquido que acumulou em algumas telas. Mas todos ficaram satisfeitos e animados ao verem os resultados (Figura 3).

Figura 3: Alunos retirando as peças de metal e secando o excesso de líquido das telas.
 
          A imaginação foi novamente aflorada no 3º dia, quando os menos deram nomes e explicaram o que representava cada desenho (Figuras 4, 5 e 6).
Figura 4: Aluna assinando a sua tela.

Figura 5: Telas A e B - desenhos abstratos feitas por aluna e professora da Escola.

Figura 6: Telas feitas por alunos da Escola, representando respectivamente: A - um urso; B - um morcego; C - um cavalo; e D - um leão.
             De acordo com as observações feitas pelos pibidianos Alana Bavaro, Gabriel Ribeiro e Pedro Goulart, em conjunto com os relatos dos alunos e da professora de química, é possível perceber que os alunos interagiram mais com o conteúdo dando-lhes um impulso para buscar mais conhecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário