PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Doenças Sexualmente Transmissíveis
Por: Leticia Saldanha
No dia 20 de novembro, realizou-se uma atividade prática sobre doenças sexualmente transmissíveis com as turmas do primeiro ano do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Médio XV de Novembro. A prática teve como objetivo identificar as doenças sexualmente transmissíveis e entender como acontece a contaminação, sabendo evitá-las.
A atividade teve início com uma introdução sobre o assunto feita com o uso de slides em PowerPoint e diálogo (figuras 1 e 2), logo após os alunos participaram de uma dinâmica (figura 3).
Os alunos receberam copos plásticos, uns com água e outros com base, sem saber o que continha em cada copo. Os alunos trocaram o material dos copos entre si e logo após foi colocada fenolftaleína, alguns ficaram vermelhos e outros continuaram transparentes. A partir disso foi explicado que essas trocas eram como relações sexuais desprotegidas e que é desta forma que as pessoas contraem determinadas doenças sexualmente transmissíveis, uma vez que estas não apresentam sintomas.

Os alunos mostraram-se interessados pela prática e sanaram suas dúvidas durante as explicações.

Figura 1. Bolsista Leticia Saldanha realizando a introdução sobre o assunto.

Figura 2. Alunos durante a explicação.

Figura 3. Alunos durante a dinâmica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário