PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Apresentação do projeto, com exposição das Plantas Medicinais no “MennaTchê”

Por Nadine Igisck

O Mês de Setembro foi marcado por um evento que movimentou escola e comunidade, o “MennaTchê”, cujo evento desenvolve a cultura gaúcha na comunidade escolar desta Instituição. Esse evento, ocorreu no I.E.E. Menna Barreto, no dia 17, onde o projeto Etnobotânica: O uso de plantas medicinais pelo povo gaúcho; A cultura e o cultivo de plantas predominantes no bioma pampa foi apresentado.
Utilizou-se recursos de apresentação em mídia visual, exposição dialogada sobre este projeto que vem sendo desenvolvido, juntamente com troca de ideias das alunas com a comunidade. Todas as atividades desenvolvidas durante o projeto foram expostas no pavilhão da Instituição. Conhecer a utilização de plantas medicinais provenientes da região é de suma importância para a população, pois implicará em baixo custo e fácil acesso. Existem vários fatores que viabilizam o estudo e o cultivo dessas plantas, entre eles estão: à falta de médicos, à dificuldade de acesso a medicamentos, a intoxicação causada pelo uso incorreto das plantas, assim como a exploração em excesso de algumas espécies, colocando-as em risco de extinção. Este projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos conhecimentos empíricos e científicos, para que essa cultura seja preservada, sabendo identificar as diferentes espécies de plantas medicinais do estado do Rio Grande do Sul, assim como aprender seus nomes populares e científicos.

A mostra das atividades desenvolvidas é extremamente importante para que os alunos pratiquem e exponham os conhecimentos obtidos ao decorrer do projeto, além da troca de experiência que o dialogo com a comunidade proporciona. 

Figura 1: Alunos do Curso Normal apresentando o projeto sobre
Plantas Medicinais.

Figura 2: Parte da decoração do estande das Plantas Medicinais.

Figura 3: Estande de Plantas Medicinais.

 Figura 4: Mudas de Plantas Medicinais, detergentes biodegradáveis.


 Figura 5: Alcoolaturas e sachês de marcela.


Figura 6: Lembretes informativos.

Figura 7: Esposição de materiais, exsicata, chás, farinhas de

maracuja, lapís ecológico, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário